Novos Povoadores®

Apoiamos a instalação de negócios em territórios rurais

Governo concede apoio a desempregados




Foi anunciado (...) um programa do MTSS que incentiva desempregados e jovens a criarem emprego, contando com 100 milhões de euros para apoio ao empreendedorismo. As candidaturas estarão abertas a partir de 15 de Setembro

Este programa conta com duas linhas de crédito com garantia mútua e bonificação de taxa de juro, num montante global de 100 milhões de euros, que se destinam a desempregados inscritos há 9 meses ou menos, em situação de desemprego involuntário, a desempregados inscritos há mais de 9 meses, independentemente do motivo da inscrição, a jovens entre os 18 e os 35 anos, que estejam à procura do primeiro emprego e a trabalhadores independentes com rendimento médio mensal inferior à retribuição mínima mensal garantida.


Estas duas linhas de crédito têm como objectivo o estímulo ao empreendedorismo, a criação de emprego por desempregados, o acesso fácil ao crédito com garantia mútua, a bonificação da taxa de juro e a criação de microempresas e do próprio emprego.


Linha Invest+ : Com um montante de crédito de 85 milhões de euros, esta linha de crédito Estima-se a apoiar projectos com valor superior a 15 mil euros e até 200 mil euros, com um montante máximo de financiamento até 95% do investimento, com um limite máximo de 100 mil euros e limite de 50 mil euros por postos de trabalho criado.


Linha Microinvest : Com um montante de crédito de 15 Milhões de euros, esta linha de credito pretende apoiar projectos mais pequenos, com um montante máximo de investimento e de financiamento por projecto de 15 mil euros.


Para que os projectos apresentados sejam considerados elegíveis, deverão ser apresentados por empresas com dimensão inicial não superior a 10 postos de trabalho, com um valor máximo de investimento de 200 mil euros. Deverão ainda assegurar a criação liquida de postos de trabalho e de ter pelo menos metade dos promotores têm de ser desempregados ou jovens à procura do 1.º emprego.


Esta iniciativa conta ainda com apoio técnico e de Consultadoria ao desenvolvimento do projecto de investimento, a assegurar por entidades provadas sem fins lucrativos e autarquias locais.

Fonte: GCNELPT/MTSS
See Older Posts...