Caminhos para 2050
Fri, Mar 30 2007 03:40
| Globalização
| Permalink

Caminhos para 2050: Energia e Alterações Climáticas é uma publicação da série WBCSD “Factos e Tendências”, que pretende fornecer uma visão mais detalhada dos potenciais caminhos para a redução de emissões de CO2.
Os caminhos apresentados ilustram a escala e complexidade das alterações necessárias, bem como o progresso a concretizar até 2050. Com um ponto de controlo em 2025, proporciona a medida deste progresso e demonstra a urgência de agir prematuramente de forma a atingir uma trajectória sustentável das emissões.
in Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
Um Selo para o Interior
Fri, Mar 30 2007 03:03
| Êxodo Urbano
| Permalink

Utilizamos 13% de Portugal: Pouco mais de um décimo do território nacional!
A estatística é cruel! Desistimos de 87 % do território.
As vias de comunicação, físicas ou de dados, permitem, ou não, assegurar a produtividade profissional?
Facto incompreensível numa era que privilegia as redes digitais.
Não poderíamos/deveríamos estar a discutir o êxodo urbano?
Pela Dinamização do Interior
Glocalização
Thu, Mar 29 2007 11:41
| Globalização
| Permalink
Alguém criou o neologismo “glocalização”, reunindo duas palavras que tantas vezes entram em conflito aberto: globalização e localização.
A ideia é inspiradora e mostra como a criação de um termo pode ajudar a pensar uma realidade complexa, paradoxal, e entrever saídas para grandes problemas.
O grande problema da globalização, como afirma Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, é que concentrar nosso entusiasmo no comércio, na economia, na aquisição de tecnologia avançada, nos grandes negócios, no mercado internacional etc. faz com que os dirigentes dos governos de países pobres desviem atenção e recursos dos campos que realmente geram desenvolvimento humano como a educação, a saúde pública e a justiça social.
texto completo em Cosmo KPlus
A ideia é inspiradora e mostra como a criação de um termo pode ajudar a pensar uma realidade complexa, paradoxal, e entrever saídas para grandes problemas.

texto completo em Cosmo KPlus
Acçoes de visibilidade!

Mas, há um elemento curioso neste caso. A relação desenvolveu-se fundamentalmente em trocas de sms e o seu término também foi comunicado por esta via.
Incrivel! Estes tipos, que são a economia NOKIA, até nos romances "do chinelo" promovem os seus produtos.
A nova vantagem competitiva da nação
Wed, Mar 28 2007 01:48
| Globalização
| Permalink

texto completo em Jornal de Negócios
Did you know...?
Tue, Mar 27 2007 06:14
| EN, Globalização, Inovação
| Permalink
Algo que todos deveríamos saber.
Premio COTEC

"O Prémio COTEC, no valor de 100 mil euros, que tem o patrocínio do Banco BPI, visa distinguir uma PME portuguesa que se tenha destacado no panorama nacional pelo seu envolvimento num projecto inovador."
A COTEC Portugal é uma associação empresarial sem fins lucrativos que tem como missão promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação.
texto completo em Diário Económico
Trabalho em casa traz qualidade de vida e maior produtividade
Wed, Mar 21 2007 09:19
| Actualidade, Empregabilidade, Teletrabalho, Êxodo Urbano
| Permalink

Já são 3,5 milhões os brasileiros teletrabalhadores, ou seja, aqueles que trabalham em casa. A maioria deles é de funcionários de empresas que optaram por fechar escritórios para reduzir custos desnecessários. O número é da Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades).
Também conhecido como home office, o trabalho em casa é uma tendência, segundo especialistas e empresas.
Segundo Álvaro Mello, diretor executivo da Sobratt, nos EUA esse número é muito superior e cresce 30% ao ano.
texto integral em Bom Dia Preto